open

História

Home / História

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Araçatuba, é uma Entidade Sindical de classe, representativa das categorias profissionais compreendidas no 3º Grupo, do plano da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria.

Depois de muita luta de abnegados, nossa Entidade foi reconhecida pelo Ministro de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio em 24 de janeiro de 1951, de acordo com o Departamento Nacional do Trabalho, através do processo nº MTIC 748433 de 1949, sendo expedida a Carta Sindical, transformando em Sindicato o que até então era uma Associação de Trabalhadores da Construção e do Mobiliário, e desde então atua na esfera trabalhista, buscando sempre melhorar o nível salarial, bem como condições de trabalho, aos seus representados.

Representamos todos os trabalhadores dos seguintes setores:  Construção Civil em geral, Indústria do Mobiliário, Cerâmica para Construção Civil, Instalações Elétricas, Mármores e Granitos, Produtos de Cimento, Olaria, Serraria, Carpintaria, etc…

O Sindicato possui uma base territorial compreendendo os seguintes municípios:  Araçatuba, Guaiçara, Promissão, Avanhandava, Penápolis, Barbosa, Glicério, Coroados, Bilac, Birigui, Buritama, Guararapes, Rubiácea, Bento de Abreu, Valparaíso, Lavínia, Mirandópolis, Guaraçai, Murutinga do Sul, Andradina, Castilho, Itapura, Pereira Barreto e Ilha Solteira-SP.

O Sindicato é administrado por uma Diretoria composta de 05 titulares e 05 suplentes, com os seguintes cargos: Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário, 1º Tesoureiro e 2º Tesoureiro.  Suas contas são vistoriadas pelo Conselho Fiscal, composto por 03 titulares e 03 suplentes.

Nossa Entidade é filiada à Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de São Paulo, fazendo parte tanto do Conselho de Representantes com 02 delegados titulares, em igual número de suplentes, como da Diretoria plena da Federação.

Somos filiados também na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário – CONTRICOM, na Frente Sindical de Trabalhadores de Araçatuba-SP. e região, bem como à Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST que nos representa em Brasília-DF.

Todos os anos fazemos campanha salarial em todos os setores que representamos, sendo que os setores de Construção Civil em geral e Cerâmica para Construção, as negociações se dão nas cidades de Araçatuba e Penápolis-SP., pois nestas cidades possuem entidades sindicais patronais desses setores, sendo os demais setores nosso Sindicato participa juntamente com a Federação dos Trabalhadores que estamos filiados, nas negociações coletivas que são realizadas com os respectivos sindicados patronais da capital.

Possuímos Departamento Assistencial, localizado à Praça São Joaquim, nº 118, um local amplo onde realizamos nossas reuniões e Assembléias Gerais, bem como damos assistência aos nossos associados com corte de cabelo, cursos diversos.

Temos também convênios na área médica e odontológica, fazendo com que nossos associados tenham atendimento diferenciado, com baixo custo para os mesmos.  Nosso Departamento Jurídico está a cargo do Dr. Nilson Faria de Souza, com escritório à Rua Tabajaras, nº 321 – Centro em Araçatuba-SP., que representa nossa Entidade Sindical na área trabalhista e previdenciária.

Nossa Sede Social está localizada na Praça São Joaquim, nº 132 – Bairro São Joaquim, na cidade de Araçatuba-SP., tendo também uma Sub-Sede localizada no Passeio Niterói, nº 219 na cidade de Ilha Solteira-SP.

Hoje nosso Sindicato é presidido pelo Sr. Antônio Carlos Pereira Sobrinho, que está a frente da Diretoria, sendo que a cada quatro anos é realizada eleições sindicais, para a renovação da Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados Representantes, através dos votos dos associados.