Notícias Anteriores.

Boletim Informativo – Edição 2019:

Clique no link abaixo para fazer o download do arquivo .PDF.

Boletim Informativo.


 

Boletim Informativo – Edição Especial:

Clique no link abaixo para fazer o download do arquivo .PDF.

Boletim Informativo – Edição Especial


 

Atenção Associados!!!!!:

Mais convênio firmado pelo Sindicato com descontos para associados e dependentes.

ORTODONTIA-convenio


 

Kit de Material Escolar:

 
 

kit-escolar1


 

MRV inaugura Escola de Inclusão Digital:

A MRV Engenharia inaugurou a Escola de Inclusão Digital para os operários do Parque Almare. A iniciativa faz parte do projeto Escola Nota 10 e oferecerá aulas de informática básica aos trabalhadores da obra.

O evento de inauguração aconteceu nesta quinta-feira e contou com a presença do STICMA Araçatuba, Antônio Carlos Pereira Sobrinho, autoridades municipais e representantes de entidades de classe. A iniciativa tem como proposta aumentar a capacitação dos operários por meio da promoção do conhecimento e vem ao encontro do objetivo da construtora de promover a qualificação, sendo também como mais uma política de valorização do trabalhador. As aulas de inclusão digital serão ministradas em laboratórios montados no próprio canteiro. De acordo com a empresa, mais de 2 mil alunos já foram beneficiados pelas mais de 140 escolas mantidas nos canteiros de obras onde a construtora mantém negócios.

 
IMG_20161027_112932391
IMG_20161027_113010837
IMG_20161027_121715677
 

 

Atenção às regras para o pagamento do 13º Salário:

Já estamos no final do ano e chega a hora de dobrar a atenção nos holerites para assegurar os seus benefícios. O 13º Salário é um direito de todos os trabalhadores previsto na Lei 4.749, de 12 de agosto de 1965. Até o dia 30 de novembro as empresas devem fazer o pagamento da primeira parcela. A segunda e última parcela do 13º. Deve ser quitada até no máximo o dia 20 de dezembro.

A soma das duas parcelas deve representar o valor de um salário mensal do trabalhador que foi registrado desde o mês de janeiro de 2016. Caso esteja trabalhando entre fevereiro e dezembro, receberá proporcionalmente à razão de 1/12 avos mensal.

 

13salario


 

STICMA capacita trabalhadores da Construção Civil:

O STICMA Araçatuba formou duas turmas no curso de NR-35 em setembro. A formação objetivou capacitar pessoas que trabalham exercendo atividades acima de dois metros de altura do nível inferior. No total, as duas turmas contaram com a participação de 28 trabalhadores, durante 8 horas, conforme regulamenta a norma.

Realizado no Departamento Assistencial do STICMA nos dias 28 e 29 em parceria com a Feticom, o curso foi ministrado pelo engenheiro Robinson Leme, diretor da pasta de Medicina e Segurança do Trabalho da entidade, além do Subtenente da Reserva Arlindo Pedro de Camargo Filho, do Corpo de Bombeiros.

O curso de NR-35 possibilita a formação teórica e prática dos funcionários, mostrando ao trabalhador como agir em situações de risco. Também orienta sobre a importância em utilizar equipamentos de segurança durante as atividades e procedimentos para melhorar a qualidade no trabalho.

Quem trabalha em altura deve também ser submetido a uma série de rigorosos exames médicos e somente poderão realizar essas atividades os aptos, física e psicologicamente, para esse tipo de trabalho.

Além da capacitação e treinamentos dos trabalhadores, o STICMA vem orientando as empresas a procurarem profissionais habilitados para o correto cumprimento das demais exigências da NR-35, como, por exemplo, na elaboração da Análise de Risco e de Procedimentos.

“Essa capacitação dá plenas condições e segurança a todos os envolvidos no trabalho em altura. A segurança é antes de tudo a garantia ao trabalhador e ao empregador de que o trabalho poderá ser executado de forma correta e sem complicações”, explicou Robinson ao final do curso.

Toninho, presidente do STICMA,  disse que o treinamento ajuda os trabalhadores a compreender melhor a necessidade de utilizar os equipamentos de proteção individual e coletiva. “O tema é tratado de forma direta e vai prepará-los para as atividades que vão acontecer em lugares altos dentro do canteiro de obras. Eles tiveram bastante interação e acredito que gera pontos positivos, além de mais segurança na obra agora que também já sabem como agir caso ocorra algum incidente”, relatou.

“Toda a capacitação é de grande utilidade em nos­so dia a dia, principalmente na questão da segurança, e esse, referente à NR35, permitiu-nos ter maior conhecimento e nos preparar melhor para a realização das atividades”, disse o primeiro secretário do STICMA, João Carlos Mosca. 

Um pedreiro que participou do curso aprovou a iniciativa. “É a primeira vez que eu faço esse tipo de treinamento, sempre trabalhei com construção civil, então é fundamental participar, porque a segurança está em primeiro lugar”, disse.

No curso NR-35 os trabalhadores tiveram noções sobre:

  1. Norma e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura;
  2. Análise de risco e condições impeditivas;
  3. Riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle;
  4. Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para o trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso;
  5. Sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva;
  6. Acidentes típicos de trabalho em altura;
  7. Condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate de primeiros socorros.

 

Curso NR 35 (1)
Curso NR 35 (2)
Curso NR 35 (3)
Curso NR 35 (4)
Curso NR 35 (5)
Curso NR 35 (6)
Curso NR 35 (7)
Curso NR 35 (8)
Curso NR 35 (9)
Curso NR 35 (10)
Curso NR 35 (11)
Curso NR 35 (12)
Curso NR 35 (13)

 

SIPAT NA CONSTROEN:

No dia 30 de setembro, o presidente do STICMA esteve no canteiro de obras do Residencial Golden ministrando palestra como parte das comemorações de 35 anos da Constroen Construções e Engenharia Ltda.

Toninho fez uma explanação bastante didática aos trabalhadores sobre faltas injustificadas ao trabalho e suas consequências, alertando sobre os prejuízos financeiros que eles sofrem e eventuais perdas previstas na Convenção Coletiva da categoria. Ele ainda explicou as diferenças entre Convenção Coletiva de Trabalho, Dissídio Coletivo e Acordo Coletivo de Trabalho, que geram muitas dúvidas entre os trabalhadores.

Como a empresa realizava naquela semana a 12ª. Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o diretor da pasta de Medicina e Segurança do Trabalho da Feticom, engenheiro Robinson Leme, falou aos presentes sobre a Norma Regulamentadora-35 (Trabalho em altura) e o uso correto de EPI (Equipamento de Proteção Individual).


 
Palestra SIPAT Constroen (10)
Palestra SIPAT Constroen (14)
 

 

Código Sindical:

Nosso código sindical é: 913.561.134.86689-1.


 

Faça sua Denúncia:

Clique aqui para denunciar.

 

Colônia de Férias:

Quer descansar, tirar umas belas férias com sua família?. O endereço certo, é a Colônia de Férias da FETICOM-SP, de ferente para o mar em Mongaguá-SP.

As reservas devem ser feitas diretamente na sede do Sindicato.

 

Salão de Jogos

Salão de Jogos

Restaurante

Restaurante

 

Quiosque de Eventos

Quiosque de Eventos

Acomodações

Acomodações

 

Playground

Playground

Playground

Playground

 

Vista Aérea

Vista Aérea


 

A importância da utilização do EPI (Equipamento de Proteção Individual):

O ministério do trabalho impõe na construção de obras, que os trabalhadores estejam utilizando os EPIs, pois a legislação exige a proteção contra eventuais acidentes físicos no ambiente de trabalho, a não utilização implica em multa e em caso de acidente direito a uma indenização. O empregador deve estar atento em disponibilizar informações das melhores práticas de segurança nas construções, através de conversas e reuniões, que disponibilize os principais detalhes de como evitar acidentes dentro do canteiro de obras.

A implantação destes equipamentos básicos de proteção possibilita a execução da edificação de forma segura e sem acidentes, além de proteger vidas.

É importante salientar algumas considerações relativas a alguns EPIs:

1- O capacete é absolutamente obrigatório para todas as funções;

2- O protetor auricular é obrigatório a qualquer função que exponha o trabalhador a níveis de ruído superiores aos limites de tolerância da NR 15;

3- A capa impermeável deve ser usada por trabalhadores cuja função o exponha a chuvas e garoas;

4- O cinturão de segurança, do tipo para-quedista, deve ser utilizado quando a função do trabalhador o obrigue a trabalhos acima de 2 metros de altura;

5- O cinto de segurança limitador de espaço deve ser usado quando a função exigir trabalho em beiradas de valas, lajes e similares;

6- A máscara panorâmica deve ser utilizada pelos trabalhadores em que a função apresenta a necessidade de proteção facial e respiratória.

epi

Quando o trabalhador usa EPI, ele mostra para a empresa que é uma pessoa comprometida com a sua família e com a empresa. Isso faz com que seja bem visto pelos superiores e isso aumenta as chances de uma promoção interna. Mas trabalhadores se a empresa não fornecer o EPI denuncie para o Sindicato, para que possamos tomar as medidas cabíveis.


 

Aplicativo STICMA Araçatuba, já está disponível na Play Store (Google Play):

 

C

 

O Aplicativo STICMA tem o propósito de facilitar o dia-a-dia.

É a fonte na qual o usuário irá buscar as informações que precisa pelo celular(smartphone) ou tablet via online e com comodidade.
Basta apertar o ícone do aplicativo que se tem acesso a tudo o que precisa para interagir com a Entidade Sindical.
O usuário poderá visualizar e fazer download de: Convenções Coletivas, Circulares, Informativos, Jornal Voz da Construção e entre outros.
O aplicativo permite que o usuário quando acessar a categoria Contato, ligue para a sede ou sub-sede.
E também poderá acessar diretamente o site do STICMA.

Para download do Aplicativo:

Clicar no Play Store. E digitar em busca o nome STICMA Araçatuba e irá aparecer o aplicativo. Para instalar o aplicativo basta clicar no mesmo.

Instruções do Aplicativo:

Para visualizar as Convenções Coletivas, Notícias (documentos) em PDF, é necessário ter instalado o programa Adobe Acrobat Reader. Lembrando que se usar o navegador Chrome, as Convenções Coletivas, Notícias (documentos) em PDF são baixados automaticamente para o Smartphone ou tablet.

 


 

Documentos para Homologação:

Clique no link abaixo para fazer o download do arquivo .PDF.

Documentos para Homologação